Skip to main content

Aprenda a ter um sonho lúcido

Sonho lúcido é o termo que refere-se à percepção consciente que temos de um determinado estado ou condição enquanto sonhamos, resultando em uma experiência da qual temos uma recordação muito clara, lúcida e nítida, normalmente aparentando termos tido controle e capacidade direta sobre nossas ações e, algumas vezes, o próprio desenrolar do conteúdo do sonho.
Ou seja, um sonho lúcido, é aquele a qual você tem o total controle. Você pode voar, mudar o local, beijar a garota ou garoto que tanto sonho ( ou fazer até mais ), matar o Freddy e etc.

Antes, algumas curiosidades…

  • Quando você percebe que está num sonho lúcido, por mais que altere a realidade do sonho e interaja bastante, o corpo continua dormindo como se nada estivesse acontecendo. Ou seja: você não precisa se preocupar com consequências em seu corpo físico.

 

  • De acordo com estudos de pesquisadores alemães, pelo menos metade da população já teve alguma experiência de sonho lúcido na vida.

 

  • Pessoas introspectivas costumam ter mais facilidade para entrar nesse tipo de sonho. É como se a personalidade delas fosse mais inclinada a entrar em mundos inconscientes e além da realidade material.

 



  • Mesmo quem nunca tenha tido um sonho lúcido pode treinar para conseguir ter essa experiência.

 

  • Por mais que pareça divertido poder mexer em tudo ao redor, durante o sonho lúcido nem tudo você consegue controlar. Isso varia de pessoa para pessoa e do nível de treino que ela tem.

 

  • Algumas pessoas têm medo de que, se morrerem durante um sonho lúcido, também podem morrer no plano físico. Mas isso não acontece. O corpo físico permanece inalterado mesmo se você “morrer” durante o sonho.

 

  • Já que o sonho é um mundo lúdico onde tudo é possível, por que não se divertir? É o que fazem muitas pessoas que já dominam a técnica para entrar num sonho lúcido. Se divertir durante o sonho pode ser uma ótima forma de acordar de bom humor.

Quer se tornar um frequente sonhador lúcido? Aprenda!

 



Como se tornar um sonhador lúcido

1 – Vá dormir uma ou duas horas mais cedo que de costume, ou apenas fique deitado, sem dormir. Uma alternativa consiste em pôr um despertador para soar cerca de duas horas antes que de costume, levantar-se quando ele tocar e voltar para a cama mais tarde para tirar uma soneca. Sonhos lúcidos tendem a ocorrer depois que as pessoas já tiveram a quantidade normal de sonho REM.

2 – Nas horas antes de deitar, pense com convicção e repetidamente: “Terei um sonho lúcido hoje à noite.” O pensamento vai ajudá-lo a “preparar” seu cérebro para a lucidez.

3 – Selecione uma “dica” ou um “símbolo onírico” que seu cérebro reconhecerá quando aparecer em um sonho normal. Internalize a idéia de que, na presença do símbolo, você “saberá” que está sonhando. Por exemplo, decida que sempre que um objeto vermelho surgir em um sonho, seu cérebro irá se prender a ele e relembrará que aqui é um sonho.

4 – Esforce-se para tornar-se mais consciente de seus sonhos comuns. Mantenha um bloco de anotações perto de sua cama e, ao acordar, anote tudo o de que possa se lembrar. Faça anotações especiais sobre objetos que parecem surgir com freqüência e use-os como símbolos.

5 – No momento que tiver uma vaga noção de consciência em um sonho – como, por exemplo, pensar que “isso é estranho de mais para ser verdade”- focalize-a em vez de deixar que se afaste. Esse tipo de percepção é a porta de entrada para a lucidez. A maioria das pessoas a vivencia rapidamente durante sonos normais: o truque é agarrar-se ao pensamento e elevá-lo à consciência sem acordar completamente.

 



6 – Quando a lucidez se manifestar, relaxe. Não se agite nem tente alterar as imagens oníricas imediatamente. Apenas relaxe e aproveite o cenário. Uma vez que tenha se fixado ao pensamento de que está sonhando, descobrirá que a lucidez aflui. Parece com o despertar – exceto que, em vez de ficar sensoriamente consciente do mundo exterior, seu conhecimento é puramente conceitual. Você “sabe” que está na cama porque se lembra de ter ido se deitar, mas na verdade não sente a cama. As visões, os sons e as sensações que estava experimentando quando estava tendo um sonho comum permanecem inalterados – mas agora você sabe que eram alucinações.7 – Teste o sonho. Às vezes, é muito difícil distinguir um sonho lúcido da vigília. Uma forma de testá-lo é tentar ligar qualquer tipo de aparelho elétrico – nos sonhos lúcidos, sempre há um atraso entre o ato de acionar o botão e o dispositivo começar a funcionar. E luzes elétricas sempre são muito fracas nos sonhos lúcidos.

8 – Lentamente, comece a controlar o sonho. Decida, por exemplo, mudar as condições climáticas, ou o papel de parede do cômodo em que você está. Tudo que precisa fazer é pensar “que o dia fique ensolarado”, ou “que as paredes fiquem azuis”. Se quiser evocar uma pessoa, pense em vê-la surgindo e depois se afaste do lugar em que deseja vê-la. Quando voltar, ela provavelmente estará lá. Se quiser voar, imagine-se se elevando suavemente – quando sentir que está caindo, não tente se “ajudar”, apenas deixe que isso aconteça.

9 – Se sentir que está despertando e não quiser acordar, tente girar seu corpo no sonho em volta de um circulo – isso ajuda a manter as cenas oníricas.

10 – Nunca entre em pânico. Os sonhos lúcidos ocasionalmente produzem experiências desagradáveis, como a sensação de uma atmosfera pesada ou uma presença ameaçadora. E despertares falsos são comuns – você pensa que acordou completamente, mas percebe que não consegue se mexer. Isso acontece porque você ainda está sob o efeito da paralisia do sono. Lutar contra a sensação é inútil e pode fazer com que você sinta como se estivesse sufocando. Em vez isso, relaxe lembre-se de que está tendo um despertar falso e flutue de volta para seu mundo dos sonhos.


Saiba tudo sobre a paralisia do sono!


Comentários via Facebook

comentários

Gabriel Sarzi

Estou na blogosfera ha mais de 8 anos. Sou estudante de Analise e Desenvolvimento de Sistemas e apaixonado por filmes, séries, games e tecnologia. Confira todas as minhas postagens abaixo:

2 thoughts to “Aprenda a ter um sonho lúcido”

  1. parece brincadeira mais eu já consegui ter um sonho lucido quando pequeno ums 8 anos!!
    eu durmir e acordava frustado pq nao tinha me tocado no sonho de q era so um sonho mais todo dia ficava com mesmo pensamento amanha eu consigo. demorou ate q aconteceu ! tive um sonho lucido no meio do sonho consigui entender de q estava durmindo e era apenas um sonho! foi mt legal ainda lembro kkkk realmente pode acontecer!

Deixe sua opinião. Interaja conosco!