Skip to main content

Enigma de Einstein – Consegue resolver?

Você se acha uma pessoa cheia de lógica e inteligente o bastante para desvendar desafios? Se sua resposta para essa pergunta é um “sim” sem qualquer sombra de dúvidas, prepare-se porque hoje você vai conhecer um jogo de lógica bastante famoso, chamado Teste de Einstein.

A princípios, como você vai ver, o tal Teste de Einstein é simples e tudo o que ele exige é um pouco de atenção. Isso porque você vai precisar agregar as informações disponíveis, separá-las em categorias e, usando toda lógica possível, preencher as lacunas que o problema inicial deixa vazias.

Isso porque o Teste de Einstein, como você vai perceber em instantes, começa com uma historinha. Nela são citados alguns homens de nacionalidades diferentes, que moram em casas de cores diferentes, fumam cigarros de marcas distintas, têm animais de estimação distintos e bebem bebidas também distintas. Nenhum dos detalhes se repete.

Tudo que você tem a fazer para responder o Teste de Einstein é unir essas informações para responder à pergunta principal: Quem é o dono do peixe? E, apesar de parecer bastante simples de se conseguir, a gente já avisa logo: somente 2% da humanidade, até hoje, conseguiu desvendar e acertar esse enigma!

E, apesar do nome que o teste recebe, Teste de Einstein, não há indícios concretos de que o problema tenha sido criado pelo próprio Albert Einstein. Tudo o que se sabe é que esse jogo de lógica foi criado em 1918 e, há alguns anos, se tornou um sucesso na internet.

E você, sará que está incluso nesses 2% da população mundial que consegue acertar a resposta do problema? Para ter certeza, acompanhe o enunciado do Teste de Einstein abaixo, as dicas também, e vá seguindo as instruções para chegar à resposta certa. Boa sorte e não se esqueça de contar, nos comentários, como você se saiu, ok?

 



Que comece o Teste de Einstein:

Quem é o dono do peixe?

“Em uma mesma rua, há cinco casas de diferentes cores. Em cada uma delas, vive uma pessoa de uma nacionalidade diferente. Cada uma dessas pessoas gosta de uma bebida diferente e fuma uma marca de cigarros diferente da dos demais. Além disso, cada uma possui uma espécie diferente de animal de estimação. A pergunta é: quem é o dono do peixe?”

 

– Pistas

1. O britânico mora na casa vermelha.
2. O sueco possui um cão.
3. O dinamarquês bebe chá.
4. O norueguês mora na primeira casa.
5. O alemão fuma Prince.
6. A casa verde está à esquerda da branca.
7. O proprietário da casa verde bebe café.
8. O proprietário que fuma Pall Mall possui um pássaro.
9. O dono da casa amarela fuma Dunhill.
10. O homem que mora na casa do meio bebe leite.
11. O homem que fuma Blends vive ao lado do que possui um gato.
12. O homem que possui um cavalo vive ao lado do que fuma Dunhill.
13. O homem que fuma Bluemaster bebe cerveja.
14. O homem que fuma Blends vive ao lado do que bebe água.
15. O norueguês mora ao lado da casa azul.

 

Se você quiser algumas dicas, desça um pouco mais…

– 3 passos para resolver o Teste de Einstein:

1. Estabeleça categorias e organize as pistas
Nacionalidades: Britânico, sueco, norueguês, alemão e dinamarquês.
Cor da casa: Vermelha, verde, amarela, branca e azul.
Animal de estimação: Cão, pássaro, gato, peixe e cavalo.
Marca de Cigarros: Pall Mall, Dunhill, Brends, Bluemasters, Prince.
Bebida: Chá, água, leite, cerveja e café.

2. Junte as informações
O britânico mora na casa vermelha.
O dinamarquês bebe chá.
O alemão fuma Prince.
O que fuma Pall Mall possui um pássaro.
O sueco possui um cão.
O que mora na casa verde bebe café.
O da casa amarela fuma Dunhill.
O que fuma Bluemasters bebe cerveja.

3. Cruze os dados e preencher as lacunas

Nessa etapa, a melhor forma de resolver usando papel e caneta ou, acessando sites como este, que disponibilizam tabelas para o organização lógica das informações.

Agora…. Se você quiser a resposta, desça mais um pouco




RESPOSTA

Agora seja verdadeiro: você conseguiu desvendar o enigma do Teste de Einstein? Tem certeza que você está no seleto grupo de 2% da população mundial que consegue responder a este teste de lógica? Se sim, nossos parabéns.

Agora que você perdeu a paciência ou perdeu a lógica no meio do caminho, a imagem abaixo ajuda você a descobrir o quanto o Teste de Einstein pode ser simples. Veja a resposta certa:

Fonte: Segredos do Mundo


Comentários via Facebook

comentários

Gabriel Sarzi

Estou na blogosfera ha mais de 8 anos. Sou estudante de Analise e Desenvolvimento de Sistemas e apaixonado por filmes, séries, games e tecnologia. Confira todas as minhas postagens abaixo:

Deixe sua opinião. Interaja conosco!