Skip to main content

Tudo sobre o Wendigo

Wendigo é uma criatura sobrenatural que faz parte da mitologia do povo indígena da América do Norte, os Ojíbuas. De acordo com a mitologia, o Wendigo é formado a partir de um humano qualquer, que passou muita fome durante um inverno rigoroso, e para se alimentar, comeu seus próprios companheiros.

Após perpetuar atos canibais por muito tempo, acaba se tornando este monstro e ganha muitos atributos para caçar e se alimentar, tais como imitar a voz humana, escalar árvores, suportar cargas muito pesadas, e além disso tem uma inteligência sobre-humana.

Outras lendas dizem que o Wendigo é um guerreiro que durante a guerra entre tribos rivais, venderam suas almas em troca de poder, assim se tornaram homem-lobo. A partir disso eles tem que se alimentar de carne humana, e assim consumirem a alma destes humanos, como se fosse para substituir a alma que eles perderam.
Há também uma versão que diz que o Wendigo é um espírito que possui as pessoas que se tronaram canibais.
A crença de que um ser humano, que pratica canibalismo, adquire poderes sobrenaturais não é uma crença apenas dos índios norte americanos. Tribos da indonésia e de ilhas do pacifico também acreditam nessa crença, por isso os guerreiros vitoriosos devoravam partes, principalmente o coração, dos guerreiros da tribo perdedora, assim eles acreditavam que se tornavam mais poderosos nas próximas batalhas.

A doença do Wendigo

Como se não bastassem todos os atributos de força e astúcia que pudemos ver mais acima, o Wendigo ainda é capaz de espalhar uma espécie de doença conhecida como Febre Wendigo (Wendigo Fever). Ele libera um odor para a vítima, que só ela pode sentir, depois, a pessoa que inalou aquele cheiro, começa a ter terríveis pesadelos à noite e, ao acordar, começa a sentir uma dor lancinante nas pernas e nos braços, que se torna tão intensa e desesperadora que a pessoa em um surto de histeria acaba saindo dos aposentos gritando de modo alucinado, e retirando suas roupas ao longo do caminho. As pessoas infectadas com a febre que adentram a floresta, jamais voltam (As raras exceções revelaram pessoas que acabaram loucas por causa do acontecimento, e de um provável encontro com um Wendigo).

 



Descrição do Wendigo

A descrição de como se parece um Wendigo, é uma descrição de um membro da tribo Ojibwa.
O Wendigo era magro ao ponto de parecer doente, sua pele seca esticava-se sobre seus ossos. Com seus ossos sendo empurrados para fora da pele, sua tez cinza como a morte, e seus olhos afundados nas órbitas, o Wendigo parecia um esqueleto muito magro, recentemente desenterrado da cova. O que pareciam ser seus lábios estavam rachados e sangrentos […] Impuro e sofrendo das feridas de sua carne, o Wendigo exalava um cheiro estranho de deterioração e decomposição, de morte e corrupção.

O Wendigo na Criptozoologia*

Embora poucos, já ocorreram avistamentos de Wendigos em alguns lugares. Algumas pessoas acreditam que ele é confundido com o Pé-Grande ou como Yéti (Abominável Homem das Neves), e que não seria uma criatura nova. O local mais frequente para esses encontros seria Ontário, no Canadá, também conhecida como “A Capital do Wendigo”, sendo visitada anualmente por entusiastas e pesquisadores.
Lá existem áreas que serviram de palco para avistamentos e alguns incidentes, tanto que há três lugares que ganharam o nome da criatura! São eles a Caverna do Wendigo, o Rio Wendigo e o Lago Wendigo, três pontos mais famosos por serem considerados a casa dele. Alguns dizem que ele consegue viver em praticamente todo o território do Canadá.
*Criptozoologia é o estudo de espécies animais lendárias, mitológicas, hipotéticas ou avistadas por poucas pessoas.

A caça

Como o Wendigo está sempre com fome, constantemente ele persegue humanos para alimentar-se da carne deles. Ele caça qualquer tipo de pessoa, embora tenha preferências em cada uma delas: Das crianças, ele prefere a gordura, das mulheres, a pele, dos homens, os músculos, e dos velhos, os ossos.

Ele também tem o costume de “armazenar” vítimas vivas, por causa dos lugares onde ele vive, com invernos longos e rigorosos, o Wendigo também guarda restos das pessoas que já comeu.

Ele é muito rápido, possui sentidos e força muito apurados, e é difícil de ser derrotado. Ele pode enxergar no escuro, e tem um olfato poderosíssimo, que localiza a vítima em distâncias longas, podendo segui-la durante um bom tempo. É praticamente impossível conseguir fugir dele com êxito, uma vez que você se tornar a presa.
Suas garras são tão afiadas que conseguem decapitar um homem, e cortam a carne humana com grande facilidade. O mesmo para os seus dentes, podendo dar uma mordida tão forte que é capaz de quebrar ossos.
O Wendigo ainda é capaz de se mover com uma leveza impressionante, não deixando um som sequer denunciar sua presença. Se ele quiser que a vítima venha diretamente para ele, o Wendigo é capaz de imitar a voz humana, reproduzindo choros e pedidos de ajuda com perfeição.
Como se não bastasse, o Wendigo ainda é capaz de espalhar uma espécie de doença conhecida como Febre Wendigo (Wendigo Fever). Ele libera um odor para a vítima, que só ela pode sentir. Depois, a pessoa que inalou aquele cheiro começa a ter terríveis pesadelos à noite e ao acordar começa a sentir uma dor lancinante nas pernas e nos braços, que se torna tão intensa que enlouquece a vitima, a pessoa se vê forçada a correr para a floresta gritando de modo alucinado e retirando suas roupas ao longo do caminho. Geralmente as pessoas infectadas com a febre jamais voltam (As raras exceções revelaram pessoas que acabaram loucas por causa do acontecimento, e de um provável encontro com um Wendigo), e muitos acreditam que elas acabem sendo devoradas por um Wendigo.
O Wendigo enfrenta qualquer coisa quando ele está faminto, ele quebra árvores e mata animais enquanto caça. Algumas lendas sugerem que tempestades de neve e tornados são sinais de um Wendigo caçando. Ele vive em florestas, mais especificamente em cavernas e cabines (aquelas onde vivem os guardas florestais).

 



Como matar um Wendigo

Para se proteger de um Wendigo, existem amuletos que dizem afastar a criatura de quem os usar. Tampões ou fones de ouvido ajudam a proteger a vítima dos sons que ele produz para atraí-la.
Mas o que realmente mataria um Wendigo – segundo as lendas – seriam balas ou armas feitas de prata, como facas. Elas causam uma dor tremenda no bicho, podendo levá-lo à morte. Uma faca direta no coração da criatura a mataria instantaneamente. Os pedaços do coração dele devem ser colocados em uma caixa de prata e enterrados em um solo sagrado.
O corpo do Wendigo deve ser desmembrado com um machado de prata e descartado em áreas remotas (No fundo do mar ou em falhas geológicas, por exemplo) e separadamente. Se nada disso for feito, o Wendigo ressuscitará, e obviamente caçará aquele que o matou.

Fontes: Wikipedia / Portal dos Mito / Noite Sinistra


Comentários via Facebook

comentários

Gabriel Sarzi

Estou na blogosfera ha mais de 8 anos. Sou estudante de Analise e Desenvolvimento de Sistemas e apaixonado por filmes, séries, games e tecnologia. Confira todas as minhas postagens abaixo:

Deixe sua opinião. Interaja conosco!